Número de registro
2015.139a
Denominação
Título
Negros Venezianos Suportando Reposteiro
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Figura antropomorfa, sexo masculino, cor preta. Sob os pés base de formato retangular e cantos arredondados e com dois níveis; base inferior entalhada nas bordas com motivos fitomorfos e cor dourada. Base superior (sob os pés) traz representação de pedras pontiagudas em vários formatos; acompanha formato da inferior em tamanho reduzido; traz pequeno pedaço da cortina. Figura antropomorfa encontra-se de pé; pés descalços com dedos e unhas definidos; pernas desnudas, com panturrilhas, joelhos e coxas torneadas; perna esquerda à frente da direita ligeiramente flexionada; os três maiores dedos do pé esquerdo encontram-se para fora da base; perna direita reta atrás da esquerda. Sob o pé direito porção do tecido da cortina. Área genital coberta pelo tecido da cortina com dobras; tronco e braços desnudos, musculatura definida; abdômen contraído formando angulação; peito ligeiramente projetado para frente. Braço esquerdo para baixo e para trás; mão não aparente apoiada no quadril coberta pela cortina; cotovelo flexionado formando ângulo obtuso. Braço direto para cima, cotovelo flexionado formando ângulo agudo na altura da cabeça, mão apoiada na cabeça. Pescoço não aparente; orelhas pequenas à mostra; cabeça projetada para cima formando angulação, queixo estreito; lábios carnudos; dentes cerrados e de cor amarelada; marca de expressão entre bochechas e nariz; nariz largo; olhos abertos feitos em madreperola, olhar voltado para cima; sombrancelhas arqueadas e protuberantes; marcas de expressão na testa; representação de cabelo enrolado acima da testa e próximo as orelhas. Representação de reposteiro de tecido em cor dourada e detalhes (fitomorfos e geométricos) nas cores vermelho, verde, azul escuro e branco; representação de franjas em cor dourada por toda borda; representação de aglomerado de tecido nas extremidades esquerda e direita formando três camadas de tecido findadas com uma representação de borlas na cor dourada.
Altura
1,02
Peso
38
Largura / Diâmetro
83
Profundidade / Espessura
43
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
[18-]
Condições de reprodução
sem restrição
Mídias relacionadas
arquivos de imagem
Coleção
Moldura, base, estojo
Base em formato retangular e cantos arredondados e com dois níveis, em madeira.
Histórico do objeto
Obra foi leiloada em junho de 2010, leilão 118 pela Cabral Moncada Leilões em Portugal._x000d_
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Elemento artístico protagonista conhecido como: BLACKAMOORS (também conhecido como Nubian, Genies and Sultan). _x000d_
HISTÓRICO:_x000d_
Os Mouros (Moors) eram um grupo étnico de negros africanos. Por toda sua história eles foram perseguidos e aniquilados pelos povos que os conquistavam. Porém, após o século IX, eles passaram a ser poupados, alguns deles para serem utilizados no trabalho escravo no mercado europeu, com maior concentração na Itália e Portugal. Eles foram muitas vezes referidos como "escravos núbios." Na Itália os escravos mouros eram corriqueiramente vistos guiando gôndolas e em outros serviços “inferiores”. Blackamoors é uma gíria que se refere a pessoas de pele escura, não tanto hoje, mas no passado, e eles têm uma longa história na arte decorativa e tem seus primeiros exemplares feitos no século XVII, se estende por séculos e tem seu ápice na segunda metade do século XIX no renascimento italiano, e tornando-se peças de desejo na Era Vitoriana. A tendência parece ter começado em Itália, especialmente em Veneza. Estátuas de Blackamoors guiando barcos são muito comuns. A maioria dos Blackamoors mais antigos foram esculpidos em madeira e cobertas de gesso e pintura policromada. Alguns são feitos de bronze e outros metais, enquanto muitos são feitos de cerâmica e porcelana. Eles foram projetados para serem principalmente pedestais, para segurar candelabros ou flores. Alguns eram mesas e suportes de parede. Os menores eram usados frequentemente como decorações de mesas. As representações dos Blackmoors podem ter conotações controversas, porque eles são por vezes representados como subservientes ou racialmente insensíveis; no entanto, as imagens mais lisonjeiras também são retratados em jóias que são incrustados com pedras exóticas como diamantes, esmeraldas, rubis e esmaltes. Geralmente são peças fabricadas em pares.