Número de registro
83.44
Denominação
Título
Castiçal
Autor
Classificação
Resumo descritivo
Base circular com reentrâncias. Corpo central em balaustre de formas arredondadas. Dois braços se projetam, lateralmente, em movimento de discreta curva e terminam no repositório para a vela. Estes braços estão fixos a uma peça que se ajusta por encaixe ao corpo central e que possui, também por encaixe, o apagador da vela. Toda a peça é lavrada em frisos, volutas, motivos fitomórficos.
Altura
58
Largura / Diâmetro
48
Profundidade / Espessura
15
Local de produção
Data de produção
[18-]
Condições de reprodução
sem restrição
Mídias relacionadas
arquivos de imagem
Coleção
Assunto
Tipologia
Histórico do objeto
Procedência: Casa D' Arte Gianni Ponta_x000d_
"Preço- aquisição Cr$ 200,000,00. Comprado em 'Mavas Internacional Ltda'. No Rio de Janeiro, à Ru São João Batista, nº 79. Telefone: 2863243. N.f. nº 295" Informações retiradas da ficha técnica nº inv.83.03 O. Geral 038/0003._x000d_
_x000d_
O Castiçal foi um objeto determinante na decoração das casas. Desde sua criação ( sem data específica), constituiu-se em uma peça indipensável para clarear a mesa, a toalete e toda a atividade noturna das moradias. Compõe-se de 3 partes: base, hastes e aparador ou arandela. Com base nesses elementos, os ourives fizeram objeto do séc XVII ao XIX, um perfeito espelho dos estilos sucessivos da época: do barroco ao rocaille deste estilo movimentado ao neoclássico, seguindo ora influência francesa, ora inglesa. As bases variam de redondas a quadradas, a decoração acompanha o estilo da época em que o objeto é confeccionado. Existem centenas de modelos e chama-se de castiçal quando é com encaixe para 1 vela para 2 ou mais é chamado de candelabro. Muito conhecido é o candelabro para 7 velas judaico chamado de Menorah.